Foco e meditação

Muitas pessoas confundem meditação com relaxamento

Nem no Ocidente nem no Oriente … Há poucos praticantes que sabem o que é a meditação. Em nossas viagens à Índia, visitamos muitas escolas, mesmo perto do Himalaia, e descobrimos que mesmo alguns professores e escolas realmente ensinam métodos eficientes e originais.

Muitas pessoas pensam que a meditação é reduzir a conscientização, ouvir uma gravação… isso é apenas para relaxar e que vai tornar a pessoa lenta e sem produtividade. Mas, na verdade, a meditação é o contrário, é aumentar a conscientização, é expandi-la, é aumentar a lucidez. A meditação estimula o cérebro com exercícios, promovendo insights, intuições e criatividade. A meditação está desligando as emoções e os pensamentos dispersos. É aumentar poderosamente o foco e a produtividade, eliminando a mente das dificuldades, fazendo você viver o momento presente com mais intensidade. Algumas pessoas dizem que acordam após o treinamento de meditação … como eles acordam? Esta pessoas estavam dormindo? É o contrário. Quando você entra no estado de meditação, é como se estivesse dormindo toda a sua vida e nesse momento de meditação você acorda!

Praticar a meditação sozinho tem menos eficiência

A meditação pura, sem outras técnicas que o sustentam, é menos eficiente e é mais difícil meditar. É necessário praticar antes da meditação: exercícios de respiração, técnicas de concentração, técnicas corporais, relaxamento, entre outros.

Muitos tipos de meditação falham porque eles não preparam o praticante para a prática de meditação. Eles não preparam o corpo, nem o emocional, nem a mente anteriormente. Por exemplo, o que é o uso de tentar desligar seus pensamentos se sua ansiedade ainda não foi desligada? E para diminuir a ansiedade existem técnicas de respiração poderosas.

Isso torna a prática extremamente difícil, e é o principal motivo pelo qual muitas pessoas desistem de meditar. Muitos métodos não usam esses dispositivos porque usam meditação fora do contexto original, milenarizado e mais completo.

Demora muito tempo para meditar

Como visto anteriormente, praticar a meditação fora do contexto e sem um método completo é menos eficiente e muito mais difícil. No entanto, não é apenas esse erro que acontece. O praticante que não usa um método original e com as técnicas de suporte precisará de muito mais tempo de meditação para obter os mesmos efeitos que um método mais completo atinge em muito menos tempo. Além disso, métodos menos completos tornam a prática aborrecida.
Um método autêntico é extremamente agradável de praticar, gerando um sentimento extremamente positivo e estimulando o progresso.

Falta de disciplina e alguém experiente para rastrear o progresso

Se você não praticar a meditação de forma disciplinada, não funcionará. Se você não tem um professor experiente para orientá-lo, a meditação também pode não funcionar.

Espere resultados após dois meses

Melhore seu foco e clareza mental

Um neurocientista da Universidade de Harvard realizou uma extensa pesquisa sobre os efeitos da meditação. Ela usou scanners cerebrais e o que encontrou realmente a surpreendeu de forma positiva! A meditação realmente modifica seu cérebro!

O praticante de meditação aumenta o tamanho da matéria cinzenta do cérebro em algumas regiões, como o córtex sensorial, o que aumenta a sua capacidade de se tornar mais presente na vida e de ser mais consciente de si mesmo. Também aumenta o córtex frontal que é responsável pela memória, foco e a capacidade de uma melhor tomada de decisão. Eles também perceberam que o praticante ganha uma maior capacidade de reduzir o estresse e a ansiedade.

Sabe-se pela ciência que o córtex frontal diminui com o envelhecimento, mas um meditador de 50 anos tem o córtex frontal com o mesmo tamanho que uma pessoa comum de 25 anos de idade. Isso é realmente fascinante!

Como conclusão, o estudo mostrou que 2 meses de treinamento são suficientes para começar a aumentar certas regiões do cérebro.

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Gerenciamento de estresse + desenvolvimento de alto desempenho

O estresse é melhor gerenciado através de um treinamento de meditação poderoso. Em 1908, os psicólogos Yerkes e Dodson desenvolveram uma poderosa teoria entre o desempenho cerebral e o estresse. Na imagem abaixo, mostra-se que a ausência de estresse gera apatía e aborrecimento que reduz o desempenho profissional da pessoa por falta de estímulos, ao mesmo tempo em que mostra que muito estresse gera ao longo do tempo uma série de problemas de saúde que também diminuem o desempenho profissional do indivíduo devido ao excesso. Os problemas gerados pelo estresse crônico estão em ordem crescente: irritação, ansiedade, fadiga, burnout.

Então, para que você possa operar no alto desempenho cerebral, você precisa aliviar seu estresse, e a meditação é poderosa nesse sentido.

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